Entregando-se como Maria

Padre José Augusto
Foto: Eliziane Alves

Hoje o céu se alegra e nós também precisamos nos alegrar. Deus fez maravilhas na vida de Nossa Senhora, e quer fazer  na sua vida também.

A celebração de hoje não está no Evangelho porque o Evangelho não foi feito para falar de Maria e sim de Jesus, mas a tradição conta o que aconteceu com a Virgem Maria.

Vocês viram o que Jesus disse no Evangelho: "Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe" (Mateus 12, 50). Com essas palavras Jesus dizia para eles: "a minha mãe fez a vontade do Pai, é isso que eu quero que vocês façam". Realmente a vida de Nossa Senhora foi uma total entrega ao Senhor.

Em Jerusalém tinha a Arca da Aliança, onde ficava o Santo dos Santos e todos os judeus que moravam aos redores de Jerusalém iam uma vez por ano, andando, para chegar ao templo para adorar Aquele que era o sentido da vida deles e da nossa também.

A tradição conta que os pais de Nossa Senhora, São Joaquim e Santa Ana, prometeram que iam entregar a vida da filha deles para Deus. Quando Maria chegou à idade de três anos eles a levaram para ser apresentada a Deus e a deixaram numa escola de meninas onde ela aprendeu tudo sobre Deus e entregou-se inteiramente a Deus.

Ela foi para um lugar santo para ficar próxima aos Santos dos Santos. Vocês como pais não podem ter medo de entregarem seus filhos a Deus, para que Deus possa tomar conta deles. Por causa dessa entrega total de Maria, Deus desceu do céu para fazer moradia em seu corpo. Quem busca a Deus, Deus também o busca.

Deus anda conosco, aonde você vai Ele vai também
Foto: Eliziane Alves

Por isso Maria fala: "Minha alma glorifica ao Senhor, se alegra com o meu Deus".

Nós precisamos ter o santo desejo de estar diante de Deus. Peço que Deus te dê o santo desejo de estar com Ele, de sentir saudade d’Ele, de sentir falta d’Ele.

Nossa Senhora andava pelo templo, o dia todo, servindo Aquele que seria o Deus de sua vida. A nossa vida não tem sentindo se não tivermos Deus. Não tem sentido viver neste mundo sem Deus. Eu não sei em quem você tem dado sentido a sua vida; talvez no dinheiro que você deseja receber; eu não sei qual sentido você tem dado a sua vida, mas é preciso ter sentido em Deus a tua vida. Você não está sozinho, mesmo que você more sozinho, saiba que o Deus da Virgem Maria está tomando conta de você também.

Maria tinha a Palavra de Deus dentro de seu coração; leve a Palavra de Deus para dentro do seu coração também. Maria teve problemas, mas ela sabia em quem ela tinha colocado a sua confiança, por isso diante da cruz de Jesus ela estava firme e sabia que tudo iria passar. Por que ela sabia disso? Porque ela sabia que Deus havia tirado seu povo das mãos do Faraó. Ela sabia que o Pai sempre tirava seu povo da dificuldade.

Desde o momento que o Anjo Gabriel apareceu na vida de Maria, ela só teve sofrimentos. Herodes quis matar seu filho Jesus, imagina o sofrimento, mas em todos os momentos ela sempre confiou.

Deus anda conosco, aonde você vai Ele vai também. Se você sofre, Ele sofre com você e diz: "Vai passar".

Eu imagino São Joaquim e Santa Ana entregando Maria no templo, uma tristeza no coração por causa da entrega, mas a alegria de saber que estavam entregando para a pessoa certa, Deus.

O que você tem para entregar para Deus hoje? Não entregue coisas, entregue gente, pessoas que precisam ser colocadas nas mãos do Pai. Hoje é dia de entregar. Entregue as pessoas da sua casa que você acha que não tem jeito, entregue-as a Deus e Ele cuidará.


Transcrição e adaptação: Willieny Isaias


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE
(12) 3186-2600

↑ topo